Perguntas Frequentes

1. De que forma é feita a coleta e por quem?

A coleta é feita por meio de punção na região da coluna lombar e é sempre realizada por médico especialista com treinamento e experiência nesse procedimento. Outros tipos de punção podem ser realizadas, como a suboccipital (no pescoço), desde que haja indicação médica.



2. A coleta é dolorosa?

A dor da coleta pode ser comparada à dor de uma picada de agulha de injeção ou de uma coleta de sangue venoso. Entretanto, a intensidade da dor só pode ser avaliada subjetivamente e alguns pacientes podem relatar dor mais ou menos forte, na dependência de sua própria sensibilidade e resistência à dor.

3. O exame pode ser realizado com sedação?

Sim. Tal decisão deve ser tomada e solicitada pelo médico do paciente em conjunto com o corpo clínico do Senne Líquor Diagnóstico.

4. É necessário algum preparo prévio?

Não é necessário jejum, orientamos apenas uma refeição leve e que o paciente venha acompanhado por um adulto.

5. Quanto tempo dura a realização do procedimento?

O tempo de realização é variável. Geralmente poucos minutos.

6. Existe risco na realização do exame?

Qualquer procedimento médico invasivo envolve um grau de risco maior ou menor. No caso da punção lombar, o risco de complicações é pequeno quando bem indicado e realizado por médicos experientes, como é o caso dos profissionais do Senne Líquor Diagnóstico.

Existe risco maior e bem estabelecido para os casos em que nos vemos obrigados a realizar a punção sub-occipital. Porém, esse tipo de abordagem raramente é executado, ficando reservado para situações muito especiais e com plena indicação.

7. Quais são as principais complicações possíveis na punção lombar?

A complicação mais freqüente é a cefaléia ortostática (dor de cabeça ao se levantar). Outras complicações menos freqüentes são: dor local, dor radicular, sangramentos e infecções, estes últimos extremamente raros quando o exame é realizado por profissionais experientes.

8. A cefaleia ortostática (dor de cabeça ao se levantar) tem prevenção ou tratamento?

Sim. O Senne Líquor Diagnóstico utiliza como procedimentos para diminuir a incidência da cefaleia ortostática, a seleção de agulhas especiais de fino calibre e atraumáticas, além da recomendação de repouso absoluto por aproximadamente 24 horas após a punção. Na grande maioria dos casos o repouso por 24 hs é suficiente, porém, caso ocorra a cefaléia ortostática pode-se optar pela extensão do repouso ou por um procedimento chamado Blood Patch onde o pertuito é fechado por meio da coagulação do sangue do paciente que é introduzido no local da punção (reservado para casos específicos).

9. Quando a cefaleia ortostática (dor de cabeça ao se levantar) ocorre, como posso obter orientação?

A equipe médica do Senne Líquor Diagnóstico está 24 horas à disposição para atender seus clientes e suas possíveis dúvidas.

10. O que significa “Termo de Consentimento Informado”?

O “Termo de Consentimento Informado” (TCI) é um documento entregue pelo Senne Líquor Diagnóstico para o paciente (ou seu responsável legal) tomar conhecimento do procedimento que será realizado e suas eventuais complicações, também inclui autorização para sua execução. Com este documento o Senne Líquor Diagnóstico expressa seu respeito por seus pacientes usando a transparência como valor de conduta ética. Todas as informações contidas no TCI são explicadas pelo médico, em caráter pessoal, momentos antes da realização do procedimento. Momento ideal para o esclarecimento de outras dúvidas que ainda perdurem.

11. A assinatura do documento é obrigatória?

Essa é melhor forma de registrarmos que o paciente ou responsável legal está ciente e autoriza a realização do exame, após receber todas as informações necessárias.

12. Em quanto tempo o resultado está disponível e como?

Diversos testes e procedimentos podem ser realizados no líquor, de acordo com a solicitação médica e de acordo com os resultados durante a sua análise. Assim, o tempo de liberação é muito variável.

O Senne Líquor Diagnóstico oferece como opções para obtenção do laudo final o envio pelo correio, fax e via website. Veja como em Resultados de Exames.

Nos casos em que houver alteração do prazo de entrega do resultado será realizado contato telefônico informando a nova data.

Dúvidas podem ser encaminhadas pelo sac@senneliquor.com.br ou através do 11 3287-4355.