Perguntas frequentes

Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), estas são as indicações para a realização de exames de liquor:

  • Doenças infecciosas
    • Meningite
    • Encefalites
    • Meningoencefalites
    • Neurocisticercose
    • Neuroesquistossomose
    • Neurotoxoplasmose
    • Neurossifilis
  • Doenças Neoplásicas
    • Carcinomatose meníngeas
    • Infiltração do espaço subaracnóideo por leucemias e linfomas
  • Doenças Inflamatórias
    • Esclerose Múltiplas
    • Neuromieltite óptica (Doença de Devic)
    • Encefalomielite aguda disseminada (ADEM)
    • Polineuropatia desmielinizante aguda e crônica
    • Síndrome de Miller-Fisher
  • Doenças Metabólicas
    • Erros inatos do metabolismo
    • Doenças mitocondriais
  • Doenças Vasculares
    • Hemorragia subaracnóideas (TC de crânio inconclusiva)
    • Vasculites agudas no SNC

A coleta do liquor (punção) é feita, na maioria dos casos, para a realização de exames, e alguns diagnósticos já podem ser feitos durante o procedimento.

Ela também pode ser utilizada para aplicação de medicamentos, como os quimioterápicos para tratamento de tumores primários ou metastáticos do sistema nervoso central ou para a drenagem do LCR, chamada de punção de drenagem ou de alívio.

Para que o paciente não sinta nenhum desconforto durante a punção, médicos especialistas devem assumir a coleta, além de coordenar a aplicação de técnicas adequadas de análise do liquor e investigação laboratorial.

Rotineiramente a coleta de LCR  se dá por punção lombar com agulha descartável, realizada por um médico especialista em ambiente hospitalar. A dor é semelhante à da coleta de sangue.

A dor da punção lombar pode ser comparada à dor de uma picada de agulha de injeção ou de uma coleta de sangue venoso. Entretanto, a intensidade da dor só pode ser avaliada subjetivamente e alguns pacientes podem relatar dor mais ou menos forte, na dependência de sua própria sensibilidade e resistência à dor.

Sim, porém essa decisão deve ser tomada e solicitada pelo médico do paciente em conjunto com o corpo clínico do Senne Liquor Diagnóstico. A sedação só é possível quando a coleta de LCR é realizada em ambiente hospitalar.

Não é necessário jejum. A orientação é que o paciente faça apenas uma refeição leve e que venha acompanhado por um adulto.

O tempo de realização da coleta de LCR é variável. Em média, todo o procedimento é realizado em 30 minutos.

Qualquer procedimento médico invasivo envolve um grau de risco maior ou menor. No caso da punção lombar, o risco de complicações é pequeno quando bem indicado e realizado por médicos experientes.

A complicação mais frequente é a cefaleia ortostática (dor de cabeça ao se levantar). Outras complicações menos frequentes são: dor local, dor radicular, sangramentos e infecções  (estes últimos extremamente raros quando o exame de liquor é realizado por profissionais experientes).

O Senne Liquor Diagnóstico utiliza como procedimento para diminuir a incidência da cefaleia ortostática a seleção de agulhas especiais de fino calibre e atraumáticas, além da recomendação de repouso relativo absoluto por aproximadamente 24 horas após a punção lombar. Na grande maioria dos casos, o repouso por 24 horas é suficiente, porém, caso ocorra a cefaleia ortostática, pode-se optar pela extensão do repouso ou por um procedimento chamado Blood Patch, no qual a passagem da agulha é fechada por meio da coagulação do sangue do paciente, que é introduzido no local da punção (reservado para casos específicos e realizado por um anestesista).

A equipe médica do Senne Liquor Diagnóstico está disponível  para atender seus clientes e suas possíveis dúvidas.

Atualmente mais de 60 planos de saúde fazem parte da rede de cobertura do Senne Liquor Diagnóstico. Para consulta dos planos atendidos, acesse o rodapé do nosso site, em Rede Credenciada.

No momento do agendamento, deve-se encaminhar o pedido médico digitalizado por e-mail e, no dia da realização do exame, o paciente deve comparecer com o PEDIDO ORIGINAL juntamente com os documentos de identidade e a carteirinha do convênio.

O Senne Liquor fica à disposição do cliente para fornecer informações a respeito de valores e formas de pagamento particular do exame de liquor. Para isso, é preciso que o paciente encaminhe o pedido médico por e-mail para atendimento@senneliquor.com.br ou se informe nos telefones de contato.

O Senne Liquor dispõe das seguintes unidades para a realização do exame:

São Paulo: Av. Angélica, 2071, 3º andar, Consolação

Campinas: AV. Francisco Glicério, 2.331, conj. 12 – Vila Itapura. Próximo à Av. Barão de Itapura, 900

Diversos testes e procedimentos podem ser realizados no liquor, de acordo com a solicitação médica e de acordo com os resultados durante a análise. Assim, o tempo de liberação do resultado é muito variável.

Para acompanhar, acesse no site a página Resultados de Exames, a partir da data e horário informados no protocolo.

No momento do atendimento, o paciente recebe um protocolo com login, senha e prazo de liberação do resultado. Com ele, é possível realizar a impressão ou salvar o laudo pelo site, na página Resultados de Exames.

Dúvidas podem ser encaminhadas para atendimento@senneliquor.com.br

O Termo de Consentimento Informado (TCI) é um documento entregue pelo Senne Liquor Diagnóstico para o paciente (ou seu responsável legal) tomar conhecimento do procedimento que será realizado e suas eventuais complicações. Também inclui autorização para sua execução.

Com este documento o Senne Liquor Diagnóstico expressa seu respeito pelos pacientes usando a transparência como valor de conduta ética.

Todas as informações contidas no TCI são explicadas pelo médico, em caráter pessoal, antes da realização do procedimento; momento ideal para o esclarecimento de outras dúvidas que ainda perdurem.

A assinatura é obrigatória por registrar que o paciente ou responsável legal está ciente e autoriza a realização do exame de liquor após receber todas as informações necessárias.