Exame (Nomenclatura Senne) Citologia Global, Liquor

Sinonímias

NA

Exames Correlacionados

NA

Indicações

Quantificação de leucócitos e hemácias, por mm3, em amostra de liquor

Orientações e Preparo do Paciente

Não há nenhuma orientação especifica.
Não é necessário jejum.

Material de Coleta e Recipiente

Tubo estéril (sem aditivos ou anticoagulantes)

Instruções de Coleta

Coleta de liquor deve ser realizada por médico treinado.

Sempre observar se há contra-indicações para a coleta do LCR: Alteração no coagulograma, uso de medicações anticoagulantes, Hipertensão intra-craniana, infeções no local do procedimento, agitação psicomotora do paciente.

Amostra deve ser armazenada de acordo com Acondicionamento para transporte

Volume Necessário

1,0 mL

Volume Mínimo

1,0 mL

Acondicionamento da amostra para transporte

---

Metodologia

Contagem manual na câmara de Fuchs-Rosenthal

Restrição operacional

NA

Interpretação Clínica

O aumento do número de leucócitos é denominado pleocitose e está relacionado à vigência de um processo inflamatório liquórico e sugere infecção do SNC (meningite ou encefalite).

O LCR normal possui até 15 leucócitos /mm3 em recém nascidos. Acima dessa idade, até 3 leucócitos por mm3 é considerado normal.
Desses leucócitos, 50 a 70% são linfócitos e são 30 a 50% de monócitos.

O aumento do número de hemácias, após ser descartado um acidente de punção, sugere hemorragia subaracnóide.

Hemácias podem ser, normalmente, encontradas na primeira semana de vida e estão relacionadas ao trabalho de parto e a imaturidade do SNC.

A quantidade de células ou o tipo celular encontrado e/ou predominante pode determinar o tempo de evolução da patologia e o agente ou grupo de agentes causais. Somente a análise citomorfológica não é capaz de determinar um diagnóstico. Sempre há a necessidade da análise dos parametros liquoricos por completo principalmente a citologia associada com a bioquímica e a bacterioscopia.

A presença de hemácias no líquor pode indicar a ocorrência de hemorragia subaracnóide. Devido à ruptura vascular, existe, além de hemácias, um aumento do número de leucócitos, na proporção de 1 leucócito para cada 1000 hemácias e um aumento da proteinorraquia, 1 mg para cada 1000 hemácias. Após um episódio hemorrágico, as hemácias podem ser encontradas no LCR por até 3 semanas e este pode ficar xantocrômico por até 6 semanas.

Valor de Referência

Até 3 leucócitos/mm3

Zero hemácias/mm3

Prazo de Liberação

1 dia útil

Disponibilidade

24h

Referências Bibliográficas

1. Dušková J, Sobek O. Assisting the neurologist in diagnosis of CNS malignancies - Current Possibilities and Limits of Cerebrospinal Fluid Cytology and Immunocytochemistry. Brain Behav. 2017;7(10):e00805. Published 2017 Aug 31. doi:10.1002/brb3.805