Diagnóstico precoce é fundamental para garantir a qualidade de vida dos pacientes com Esclerose Múltipla

No dia 30 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, doença que atinge mais de 30 mil pessoas no Brasil e cerca de 2,5 milhões em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A imprevisibilidade da Esclerose Múltipla (EM) tem sido vencida pelos avanços científicos nas áreas de diagnóstico e tratamento da doença, considerada de difícil avaliação. Por causa dos sintomas semelhantes aos de outras patologias, a EM tem no exame de líquido cefalorraquidiano um excelente método de diagnóstico, pois pode demonstrar a existência de intensa atividade imunológica com produção de anticorpos intratecais.

Você também pode se interessar por: A deficiência como determinante da fadiga em pacientes com Esclerose Múltipla

O dado liquórico mais importante e útil no diagnóstico da EM é a presença de bandas oligoclonais, que ocorre em mais de 90% dos casos. O diagnóstico precoce da Esclerose Múltipla é determinante para o tratamento da doença. Segundo o especialista em líquido cefalorraquidiano Carlos Senne, diretor-presidente do Senne Liquor Diagnóstico, reconhecer os sintomas da Esclerose Múltipla não é fácil, já que as alterações neurológicas reagem em diversas partes do corpo, causando alterações visuais, desequilíbrio e perda de sensibilidade. “Os sintomas da EM se parecem com muitas doenças nutricionais, vasculares e infecciosas, o que leva muitos pacientes a procurarem oftalmologistas e ortopedistas, nunca um neurologista em primeiro lugar”, afirma Senne.

A doença ainda não tem cura e acomete principalmente adultos jovens, em sua maioria mulheres, com pico de incidência dos 30 aos 40 anos. De acordo com Senne, a doença se revela em uma fase da vida na qual o sistema imunológico é forte, mais combatente e reage melhor às informações que o organismo dá com maior intensidade. “Na esclerose, a informação dada ao sistema imunológico é errada, mas a reação é mais rápida e intensa, por isso os surtos da doença podem ser mais severos na juventude”, explica o especialista.

Saiba mais: Biomarcadores liquóricos de atividade da esclerose múltipla. 

 O Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, instituído em 2006 como 30 de agosto, foi criado para levar informações ao público leigo sobre a doença, esclarecendo como ela se manifesta, seus sintomas, a importância do diagnóstico precoce e as principais formas de tratamento.

Veja aqui lista completa de exames do Senne Liquor