BIOMARCADORES DE DEMÊNCIA

BIOMARCADORES DE DEMÊNCIA.
 
Doença de Alzheimer (DA)
Os biomarcadores hoje validados para avaliação diagnóstica na DA são a isoforma 42 da proteína amiloide (Aβ42), a Tau total e a Tau fosforilada (Tau-P), sendo os três mensurados em LCR pela técnica de ELISA. Na DA o padrão observado é caracterizado pelo aumento acentuado de Tau e Tau-P e marcada redução dos níveis de Aβ42  em LCR. Tais alterações ocorrem em paralelo com os fenômenos patológicos da DA (acumulo de placas amiloides e emaranhados neurofibrilares).
Além dos biomarcadores acima citados, já utilizados na prática clínica, novos marcadores têm sido pesquisados:
·         Oligômeros de Aβ:
·         Marcadores de lesão sináptica:
·         Neurofilamento de cadeia leve (NfL):
 
 
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
O diagnostico desta doença é ainda baseado na avaliação clínica e neurofisiológica. Nenhum biomarcador tem especificidade diagnostica na ELA. Alguns estudos mostraram que o NfL em LCR é mais elevado na ELA do que em outras doenças que mimetizam este diagnóstico, podendo ser este um método adicional que auxilie nesta diferenciação. Além disso a mensuração de NfL em LCR tem potencial valor na avaliação prognóstica destes pacientes. Assim sendo, o NfL em LCR é um biomarcador que potencialmente será incorporado na avaliação desta doença, embora não esteja ainda disponível.
 
Doença de Parkinson (DP)
O diagnóstico da DP ainda é essencialmente clinico. Em função da apresentação clínica muitas vezes sobrepor-se com outras doenças extrapiramidais, novos biomarcadores têm sido buscados, com vistas a aumentar a especificidade diagnóstica e permitir uma avaliação prognóstica já em estágios precoces.
 
A mensuração da alfa-sinucleina total, oligomérica e fosforilada tem sido testada, bem como outros biomarcadores:
·         Aβ42
·         DJ-1
·         NfL
·         Enzimas lisossomais
 
No material completo sobre doenças Neurodegenerativas exploramos melhor os diagnósticos atuais e as perspectivas futuras de cada biomarcador em teste.
 
Para recebê-lo, envie um e-mail para relacionamento@senneliquor.com.br